sábado, 19 de março de 2016

Homens também poderão tomar pílula anticoncepcional em breve; veja como será


Os dias em que as pílulas anticoncepcionais são uma preocupação prioritariamente feminina estão contados. Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, estão perto de conseguir algo que nenhum outro cientista ou indústria farmacêutica foi capaz até agora: criar um medicamento viável que deixe os homens temporariamente inférteis sem causar danos à saúde. Entenda melhor a seguir.

Pílula anticoncepcional masculina 

Como foi feita 

Se de fato se tratar de uma pesquisa conclusiva, a descoberta da pílula para homem ocorrerá cerca de 15 anos depois que as mulheres começaram a tomar anticoncepcional.
Para chegar tão perto de produzir o medicamento, os cientistas responsáveis pelo desenvolvimento do remédio - que apresentaram sua descoberta no Encontro Anual da Sociedade de Química, nos Estados Unidos - disseram ter feito pequenas alterações a uma versão anterior da droga a fim de torná-la mais eficaz e fácil de tomar.

Como age

Ao invés de usar como base o hormônio masculino testosterona - que causa infertilidade temporária, mas, dependendo da dose, pode causar prejuízos à saúde (se for muito alta) ou ser ineficaz para alguns homens (se for muito baixa) -, o trabalho foi feito com base em um estudo científico anterior, que identificou uma enzima usada pelo espermatozoide para penetrar o óvulo. O entendimento dessa ação foi o que permitiu descobrir um mecanismo capaz de fazer com que a fecundação seja bloqueada ou interrompida.
Basicamente, o medicamento agiria bloqueando um receptor de ácido retinóico que, até onde se sabe, funciona apenas para produzir esperma. Desta forma, a terapia (não-hormonal) não afetaria nenhum outro aspecto da saúde do homem. Uma vez interrompido o tratamento, a fertilidade voltaria ao normal.
O novo medicamento seria capaz de bloquear e/ou interromper a fecundação

Próximos passos 

Alguns dos pré-requisitos para que a pílula seja comercializada, de acordo com os pesquisadores, são:
  • ser solúvel, para poder ser tomada pela boca;
  • funcionar rápido;
  • não prejudicar a libido;
  • ser segura para a saúde a longo prazo e
  • causar fertilidade reversível.
Eles aparentemente estão alcançando esse perfil de droga, mas antes que a pílula possa ser distribuída para população masculina em geral, é preciso que sejam feitos estudos, inicialmente em animais e depois em seres humanos, para comprovar que todos esses critérios sejam adequadamente contemplados.

    Choose :
  • OR
  • To comment
Nenhum comentário :
Write comentários

loading...
Direitos autorais Portal Timbaúba Notícia. Imagens do modelo de MichaelJay. Tecnologia do Blogger.