terça-feira, 29 de março de 2016

Vacinação de cães e gatos acontece neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina acontece neste sábado (2). Em Pernambuco, o objetivo é vacinar 875.450 mil cães e 376 mil gatos, somando mais de 1,2 milhão de doses. A indicação que animais a partir dos três meses de vida sejam imunizados, sem contraindicado apenas para fêmeas no estágio final da gestação. No total, são 7.350 postos de vaciação nos postos de saúde dos 184 municípios do Estado.


Doença viral e infecciosa, a raiva é uma doença 100% letal e que pode ser transmitida de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. Dessa forma, a imunização dos pets é importante para evitar casos de raiva em humanos. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la. Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a vacinação contempla, apenas, os gatos e cachorros.
Os animais raivosos apresentam sintomas como salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco, paralisia das patas traseiras, bem como agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros). Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar um posto de saúde com urgência.
É importante lembrar que o tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre, como morcegos, raposa, cachorro do mato e saguis. O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente.
DADOS – O último registro de um caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta. A transmissão foi por um morcego. Por cão, o último caso foi em 2006. Em 2012, foram registrados dois casos de raiva canina e, em 2013 e 2014, não houve nenhum registro. Já em 2015, foi confirmada apenas uma ocorrência de raiva canina. (Voz do Planalto)

    Choose :
  • OR
  • To comment
Nenhum comentário :
Write comentários

loading...
Direitos autorais Portal Timbaúba Notícia. Imagens do modelo de MichaelJay. Tecnologia do Blogger.