sexta-feira, 24 de junho de 2016

Pernambuco tem 22% dos casos confirmados de microcefalia de todo o Brasil

Pernambuco é o primeiro no ranking nacional de casos confirmados de microcefalia. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o estado tem 366 crianças com diagnóstico positivo para a malformação cerebral. Isso significa 22% de todas as confirmações no Brasil, que possui um total de 1.616 ocorrências confirmadas.


No Nordeste, os registros de Pernambuco representam 25% das confirmações em toda a região. Todos os estados juntos somaram 1.410 casos confirmados.
Na comparação com maio, essa proporção teve uma pequena redução. No quinto mês deste ano, Das 1.271 confirmações de microcefalia no país, 339 ( 26%)  eram de bebês pernambucanos.

Quando comparada com os dados da Região Nordeste, que apresentava 1.152 casos confirmados, Pernambuco respondia por 29% das confirmações.
Em junho, no ranking regional, Pernambuco é seguido pela Bahia, que tem 263 bebês com microcefalia. O 3º lugar ficou com a Paraíba, com 143 confirmações da malformação.
As outras quatro regiões do Brasil somam 206 casos confirmados, sendo 98 no Sudeste, 49 no Centro-Oeste, 49 no Norte e 10 no Sul.
Os dados se referem até o dia 18 de junho deste ano e integram o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado em 22 de junho.

Boletim

Os casos notificados de bebês com suspeita de microcefalia chegaram a 2.008 registros em Pernambuco, até o sábado (18). São nove casos a mais que a semana anterior.
Do total de notificações, 1.165 bebês tiveram o diagnóstico descartado para a malformação. Há ainda 165 crianças com microcefalia que apresentaram exame positivo de relação com a zika, enquanto outros 126 casos não foi encontrada evidência da arbovirose e quatro tiveram exames inconclusivos.
Até o dia 18 de junho, 4.360 gestantes apresentaram manchas avermelhadas na pele, as chamadas exantemas.

Dessas, 27 tiveram o diagnóstico de que o bebê que esperam tem microcefalia. A Secretaria de Saúde ressalta que as manchas não são necessariamente sinal de doenças como zika, dengue e chingungunya ou que o bebê vá ter microcefalia.

G1-PE

    Choose :
  • OR
  • To comment
Nenhum comentário :
Write comentários

loading...
Direitos autorais Portal Timbaúba Notícia. Imagens do modelo de MichaelJay. Tecnologia do Blogger.